4 passos para diminuir faltas no consultório

4 passos para diminuir faltas no consultório

O marketing digital é, hoje em dia, uma das mídias com melhor custo X benefício. Além de democratizar o marketing em si, – por permitir investimentos muito mais acessíveis que a mídia tradicional – consegue auxiliar e incrementar os resultados de empresas de qualquer porte e segmento.

Provavelmente você já ouviu e leu sobre o tema “Estratégia de Marketing Digital”. Mas, muito possivelmente, nunca imaginou como isso se aplica na prática para clínicas médicas e de saúde. É possível? A resposta é SIM. Entenda como:

Planejamento em primeiro lugar
O planejamento é essencial para o sucesso de qualquer estratégia. Para isso, é importante determinar objetivos e ferramentas. Aonde sua clínica quer chegar no curto prazo? E no médio e longo? Entendendo melhor esses objetivos é possível identificar como e quais ferramentas digitais vão ajuda-lo no caminho. Também é interessante definir como as ações serão controladas: de nada adianta criar um plano incrível e não ter alguém que entenda do assunto para medir resultados, ajustar melhorias e alcançar as metas definidas. É preciso escolher entre terceirizar essa função (contratando uma agência) ou internalizá-la (contratando equipe).

O site é seu cartão de visitas
Quando falamos do universo digital é essencial lembrar que o site é o cartão de visitas da sua clínica na internet. Por isso, é muito importante ter um site com design atrativo e fácil de navegar. E esse é um ponto de atenção: o site deve ser pensado em proporcionar a melhor experiência possível para o usuário. Isso envolve um layout bonito, páginas que carregam rápido, informações completas e atualizadas e facilidade de contato com a sua clínica.

Conteúdo é a alma do negócio
A antiga forma de fazer marketing onde as empresas “empurravam” seus produtos e serviços para o consumidor está em extinção. Hoje um bom marketing se preocupa em entregar conteúdo, informações relevantes para pessoas que de fato se interessem. O marketing de conteúdo faz com que os consumidores cheguem em você de maneira mais “natural”. Se a sua clínica oferece matérias relacionadas aos serviços oferecidos de maneira informativa, aquele possível paciente fica com uma imagem boa na cabeça e percebe confiabilidade.
Pense em como você pode ajudar e orientar os clientes a sanar dúvidas e resolver problemas dentro da sua área de expertise. Divulgue esses conteúdos em um blog, redes sociais e até por e-mail marketing.

Não esqueça de mensurar
Não adianta colocar em prática todas essas dicas se você não acompanhar nem mensurar os resultados que o marketing digital vai gerar para a sua clínica. A melhor parte em implementar estratégias digitais é que você pode acompanhar e avaliar o desempenho das ações em tempo real. Quando você sabe exatamente quanto está investindo e qual o retorno que cada iniciativa gera para a sua clínica, fica muito mais fácil de reavaliar as estratégias e otimizar os orçamentos de marketing.