4 Truques para Aliviar a Rinite

4 Truques para Aliviar a Rinite

A rinite alérgica pode ser causada por diversos motivos, entre eles: pólen, pêlo de animais, químicos (como perfumes), ácaros, etc. Para ter certeza se você tem rinite e quais são as causas é preciso consultar um otorrino e seguir suas orientações. Contudo, existem algumas soluções naturais para tentar amenizar os sintomas dessa alergia crônica:

1- Maçã: cientistas identificaram que a maçã pode ser eficaz no combate dos sintomas associados à rinite pois a fruta possui quercetina: um antioxidante que ajuda inibir a liberação de histamina. A histamina é uma substancia responsável pela dilatação de vasos sanguíneos que desencadeiam o processo alérgico.

2 – Soro Fisiológico: realizar limpeza nasal com soro fisiológico é também uma forma indicada para evitar irritações na mucosa e iniciar uma crise alérgica. Se você é alérgico à pó, pólen ou pêlos de animais, por exemplo, essa limpeza pode ajuda a desprender qualquer resquício dos agentes e evitar a rinite alérgica.

3 – Umidade do ar: quando a umidade do ar está muito baixa as nossas vias aéreas se ressecam e facilitam a entrada de vírus e alergênicos na cavidade nasal. Usar umidificadores ou mesmo toalhas molhadas sobre o rosto durante período mais secos, ajudam a evitar que uma crise alérgica se inicie.

4 – Evite químicos: mesmo que a sua rinite alérgica não seja provocada por agentes químicos, eles podem agravar os sintomas da alergia causando novas irritações. Evite perfumes e cremes fortes e contato com produtos de limpeza especialmente durante uma crise alérgica onde as vias aéreas já estão mais sensíveis e irritadas.