5 maneiras de aumentar o faturamento / receita

5 maneiras de aumentar o faturamento / receita

Quando se fala em aumentar o faturamento / receita a maioria pensa em novos clientes. Se você também pensa assim seria bom iniciarmos com uma reflexão sobre o que faz aumentar o faturamento. O aumento do faturamento está relacionado com os seguintes itens e possíveis ações :

1) Maior número de Clientes
Talvez esta seja a forma mais intuitiva quando pensamos em aumentar o faturamento.
Aumentar o número de clientes aumenta naturalmente o faturamento. E como fazemos isto ? Existem inúmeras ferramentas ou ações que podem e devem ser utilizadas para isto; separamos as mais comuns, são elas (falaremos com mais detalhes num próximo post):
• Indicações parceiros, profissionais de outras especialidades
• Indicações dos próprios clientes
• Marketing Digital
• Folheteria

2) Aumentar o preço
Muitos esquecem deste recurso e acham impossível em função do mercado competitivo em que vivemos. A maioria consegue pensar facilmente em baixar preços mas, dificilmente, pensa em aumentar preço. Se você possui um atendimento diferenciado é natural ter um preço 10% acima do mercado. Também você pode ter o mesmo preço do mercado para alguns serviços / tratamentos e um preço um pouco maior para serviços ou tratamentos específicos que não são, facilmente, comparáveis.

3) Alterar o mix de serviços vendidos

Aqui preferimos dar um exemplo bem prático e fácil de ser entendido. Numa rede de franquias com mais de 150 Clínicas Odontológicos vários serviços e procedimentos eram oferecidos, desde uma simples profilaxia até uma cirurgia para implante. Numa amostra deste tamanho percebeu-se que as Clínicas que tinham um Implantodontista como dono eram as de maior faturamento. Dois fatores contribuíam com esta situação, o fato do dono atrair pacientes que buscavam implantes e por este procedimento ser o de maior valor.

4) Aumentar o ticket médio
O ticket médio é o resultado do faturamento dividido pelo número de clientes.
No exemplo de um dentista, quando após uma profilaxia o dentista oferece um clareamento ele estará contribuindo para o aumento do ticket médio. Em outras palavras cada cliente está investimento mais em sua saúde.

5) Aumentar a frequência de retorno

Outra forma de aumentar o faturamento é com os próprios clientes. Imaginem que 1.000 pacientes possuem de retornar ao médico ou dentista (apenas como exemplo) a cada 2 anos. Se através da conscientização você reduzir este retorno para 18 meses naturalmente você estará aumentando sua receita (considerando que você não está com a agenda lotada).