7 estratégias de marketing off-line para seu consultório

7 estratégias de marketing off-line para seu consultório

Quando se pensa em estratégias de marketing a primeira dúvida que deve ser sanada é: qual a melhor maneira de fazer o marketing da minha empresa? Com o avanço do marketing digital, o marketing off-line e seus possíveis altos custos de investimento são deixados para trás. Mas essa negligência pode afetar sua estratégia:

O marketing off-line equivale a qualquer ação de marketing realizada sem a mídia na internet. Conhecido como “marketing tradicional” engloba TV, rádio, revistas, etc. Ele pode ser uma ótima maneira de conquistar novos clientes e se estabelecer no mercado. Veja como:

Jornais e revistas
Os jornais e revistas funcionam como um meio de alcance, ou seja: atingem um grande número de pessoas. Contudo, é preciso considerar que melhor do que atingir um grande número de pessoas é atingir as pessoas certas. Para isso, o ideal é anunciar em revistas ou seções do jornal que tratem de temas relacionados ao seu serviço. Dessa forma as chances de atingir alguém interessado no assunto ou buscando uma clínica do ramo, aumentam drasticamente.

Panfletos
Investir em panfletagem pode parecer uma maneira arcaica de fazer marketing off-line, mas, graças ao seu baixo investimento, pode trazer ótimos resultados mesmo nos dias de hoje. Uma boa dica é usá-los para divulgar promoções sazonais.

Mídia especializada
Para quem pode gastar um pouco mais, uma solução é investir em mídia especializada. Se o seu consultório é pequeno, o ideal é procurar rádios locais e patrocinar os programas da emissora que mais pode interessar ao seu público, por exemplo. Se a sua clínica for maior ou tem outras filiais, investir em rádios de grande alcance ou mesma nas emissoras de televisão trarão uma visibilidade bem maior.

Brindes
Quando surpreendentes, os brindes são muito bem-vindos como uma forma de entregar mais valor aos seus pacientes. Mas não se esqueça de oferecer algo que tenha a ver com seu negócio e que, ao mesmo tempo, seja útil para o cliente.

Feiras e eventos
Montar um estande em feiras e eventos relacionados à sua área de atuação pode ser uma boa forma de divulgação. Nesse caso, é interessante levar materiais para deixar com o público e com possíveis parceiros. Busque também fazer novos contatos e ampliar o seu networking.